Meus queridos Seguidores

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Manta azul em ponto irlandês de tricô

Manta azul em ponto irlandês de tricô. Proteja-se do frio

Medidas:parte central – 60 x 60 cm; barrado – 15 cm de largura.
Material:Pingouin Keamor (usado fio duplo) – 9 novelos na cor 501 (lavanda); agulhas para tricô Pingouin nos 5 e 6; agulha para crochê Pingouin nº 3.
Pontos Empregados:ponto fantasia 1 – siga o gráfico.
Ponto Fantasia 2 – siga o gráfico.
Ponto Fantasia 3 – 1ª carreira: * 1 meia, 1 tricô * ; repita de * a * até o final. 2ª e 4ª carreiras: acompanhando o ponto, meia sobre meia, tricô sobre tricô. 3ª carreira: trabalhe desencontrando o ponto, tricô sobre meia, meia sobre tricô. Repita sempre da 1ª à 4ª carreira.
Correntinha (corr.).
Ponto baixíssimo (p.bx.) – introduza a agulha, 1 laçada, puxe o ponto e passe-o diretamente no ponto da agulha.
Ponto baixo (p.b.) – introduza a agulha, laçada, puxe o ponto e, com outra laçada, arremate todos os pontos.
Ponto alto (p.a.) – 1 laçada, introduza a agulha e puxe o ponto, 1 laçada, arremate 2 pontos e, com outra laçada, arremate todos os pontos.
Amostra:
um quadrado de 10 cm em ponto fantasia 3, nas agulhas nº 6 e fio duplo = 13 pontos x 18 carreiras.
 

Modo de fazer:parte central – com as agulhas nº 5 e fio duplo, monte 134 pontos e trabalhe no conjunto dos pontos da seguinte maneira: (18 pontos em ponto fantasia 1, 14 pontos em ponto fantasia 2) 4 vezes e 6 pontos em ponto fantasia 1. A 60 cm do início, arremate acompanhando o ponto, meia sobre meia, tricô sobre tricô.

Barrado – com as agulhas nº 6 e fio duplo, levante os pontos uniformemente ao longo de um dos lados da parte central. Trabalhe em ponto fantasia 3, aumente de cada lado, a cada 2 carreiras, 1 ponto 10 vezes. Arremate acompanhando o ponto. Faça o mesmo ao longo dos outros 3 lados.
Acabamento:una os cantos do barrado com pontos invisíveis. Una o fio duplo num dos cantos do barrado e trabalhe 1 carreira em p.b. uniformemente. Em seguida, faça o biquinho da seguinte maneira: 1 correntinha inicial, * no p.b. seguinte, faça (1 p.b., 2 correntinhas e 1 p.a.), pule 1 p.b. *; repita de * a * até o final, 1 p.bx. na correntinha inicial. Arremate o fio.


Um comentário:

  1. Daria,boa tarde!As duas mantas em trico irlandês são lindas;a azul eu fiz ,mas a azul não consegui fazer:falta a legenda do ponto fantasia 1.Eu faço o ponto fantasia 1( da direita para a esquerda e em seguida o ponto fantasia 2,também da direita para a esquerda? Fiz assim mas não deu certo.Como unir o ponto de fantasia 1 ao 2? (dar continuidade ao ponto?Obrigada,Vania

    ResponderExcluir

Que bom que você veio me visitar! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo do blog