sábado, 4 de julho de 2015

Cachecol e Gorro Em Tricô com Fio Cisne Laila

Fio Cisne Laila possui delicadas mini lantejoulas em formato de flor dando um charme todo especial a esse fio. De espessura média e excelente rendimento garantem peças diferenciadas. Ideal para peças de vestuário e pequenos detalhes.
Tamanho: 38/40

Material: Cisne Laila (nov. 100 g): 3 nov. na cor: 0000B (branco) 

Materiais adicionais: 
Ag. para tricô Corrente Milward nº 5;
Ag. para costura Tapestry Corrente Milward nº 18.

Tensão do ponto: 10 x 10 cm = 15 p. X 22 carr. (medidos sobre o p. m.).

Abreviaturas e pontos empregados: p. – ponto(s), ag. – agulha(s), m. – meia, t. – tricô, carr. – carreira(s), rep. – repita, trab. – trabalhe, nov. – novelo(s), j. – junto(s), cordão de t. – direito e avesso em t., p. m. – direito em m., avesso em t.. 

P. fantasia A – 1ª, 3ª, 4ª e 6ª carr. – em m.; 2ª e 5ª carr. – em t.. Rep. as 6 carr.. 

P. fantasia B nº de p. múltiplo de 6 + 2 p

1ª carr. (avesso do trabalho) – 1 m., *5 p. j. em t., no p. seguinte trab. (1 m., 1 t., 1 m., 1 t., 1 m.)*, rep. de * a * e termine a carr. com 1 meia; 

2ª e 4ª carr. – em tricô ;

 3ª carr. – 1 m., * no p. seguinte trab. (1 meia, 1 t., 1 meia, 1 t., 1 meia), 5 p. j. em tricô *, rep. de * a * e termine a carr. com 1 m.; 

5ª carr. - *1 m., (introduza a ag. em meia no p. seguinte e enrole o fio 3 vezes ao redor da ag., trabalhando o p. em meia) rep. de ( a ) 4 vezes*, rep. de * a * e termine a carr. com 1 m.; 

6ª carr. – 1 meia, trab. a carr. em meia soltando as enroladas de cada p. trabalhado (= p. alongado) e e termine a carr. com 1 meia; 

7ª carr. – volte para a 1ª carr.. 

Execução: 

Cachecol – Na ag. monte 24 p. e trab. em p. fantasia A. 
A 15 cm desde o início, aumente 8 p. distribuídos no decorrer da última carr. e continue o trabalho em p. fantasia B. 
A 145 cm desde o início, arremate 8 p. distribuídos no decorrer da última carr. e continue o trabalho em p. fantasia A
A 160 cm desde o início, arremate todos os p. de uma só vez. 

Gorro – Na ag. monte 70 p. e trab. em p. fantasia A
A 5 cm desde o início, aumente 22 p. distribuídos no decorrer da última carr. e continue o trabalho em p. fantasia B
A 24 cm desde o início, arremate 15 p. distribuídos uniformemente no decorrer da próxima carr. e continue o trabalho por mais 8 carr. em cordões de tricô, arrematando 15 p. distribuídos uniformemente no decorrer da carr. a cada 2 carr.. 
Passe um fio por dentro dos p. da ag. e amarre bem firme para franzir o topo do gorro. 

Montagem e acabamento una as laterais do gorro com pequenos p.

23 comentários:

  1. Não conseguo entender essa parte, carr. - *1 m., (introduza a ag. em m. no p. seguinte e enrole o fio 3 vezes ao redor da ag., trabalhando o p. em m.) rep. de ( a ) 4 vezes*, rep. de * a * e termine a carr. com 1 m. Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane o que eu entendi foi o seguinte: faz 1 meia, no ponto seguinte coloca a agulh para fazer ponto meia só ao inves de passar a agulha uma vez voce enrola 3 vezes na agulha (dá 3 voltas) e termina o ponto meia, (estas 3 voltas vão ficar na outra agulha como laçadas) faz esse processo por 4 vezes e aí faz um ponto meia. Na proxima carreira voce vai trabalhar em meia só que onde voce fez as laçadas voce vai apenas soltar.beijos

      Excluir
    2. Coloque a agulha no próximo ponto e de 3 voltas de lã na agulha.
      Normalmente dá-se 1. Isso em todos os pontos.
      Somente o primeiro e o último trabalhe com apenas 1 volta.

      Excluir
  2. Respostas
    1. OI LUANA, EU TAMBEM AMEI O PONTO E O FIO USADO, ADORO COISAS QUE BRILHAM. BEIJOS

      Excluir
  3. Bom dia querida

    Sou uma tricoteira principiante e fiquei babando em ver seus trabalhos.Grata por suas informações. Boa sorte. abs Roselena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI ROSELENA, POR MOTIVOS DE SAÚDE NÃO TENHO FEITO QUASE NADA DE ARTESANATO, DE FORMA QUE OS TRABALHOS POSTADOS AQUI NÃO SÃO MEUS AMIGA, APENAS DIVIDO COM VOCES AS COISAS QUE ACHO BONITAS E COLOCO A RECEITA PARA AQUELAS QUE QUEIRAM FAZER. BEIJOCAS

      Excluir
  4. Boa noite! Achei maravilhoso o seu trabalho, mas não estou conseguindo fazer. Tem como vc me informar o nome do ponto pra ver se eu encontro uma aula no youtube?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o trabalho não é meu amiga, infelizmente não sei o nome do ponto. desculpe. bjs

      Excluir
    2. Bom dia, você poderia colocar o link do vídeo.
      Obrigada

      Excluir
  5. olá, também nao consegui entender a quinta carreira, é para fazer as tres laçadas nos 30 pontos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o que eu entendi foi o seguinte, nos 30 pontos voce vai repetir: faz 1 meia, no ponto seguinte coloca a agulh para fazer ponto meia só ao inves de passar a agulha uma vez voce enrola 3 vezes na agulha (dá 3 voltas) e termina o ponto meia, (estas 3 voltas vão ficar na outra agulha como laçadas) faz esse processo por 4 vezes e aí faz um ponto meia. Na proxima carreira voce vai trabalhar em meia só que onde voce fez as laçadas voce vai apenas soltar.beijos

      Excluir
    2. Vc deve dar 3 voltas de lã na agulha.

      Excluir
  6. Lindo esse ponto. Vou fazer. Depois posto a foto no pinterest. Obrigada pela receita.

    ResponderExcluir
  7. oi bom dia vc poderia me explicar o ponto fantasia b

    ResponderExcluir
  8. Alguém pode me ajudar com video passo a passo por favor? Sou iniciante no tricô e não to conseguimdo executar pela receita...
    Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Alguém pode me ajudar com um vídeo passo a passo por favor? Sou iniciante no trico e não estou conseguindo executar pela receita...
    Obrigada...

    ResponderExcluir
  10. poderiam me explicar, como faz a 1carreira do ponto fantasia B.
    obrigada...

    ResponderExcluir
  11. Essa receita não da certo; já testei...ou tem algo errado ou faltando ou não é tricô e sim crochê.